popup arrow pop connector1 pop connector2 pop connector3
Linde Gases Ltda
Alameda Mamoré, 989 - 12º andar - Alphaville
06454-040 - Barueri - SP
Brasil
Tel.:0800 725 4633
Fax:11 2136-2736
E-mail:cliente.lg.br@linde.com

Oxigênio

Apresentação geral

Nome:Oxigênio
Fórmula Química:O2
Sinônimo:-
Espanhol:Oxígeno
Inglês:Oxygen
Alemão:Sauerstoff
Francês:Oxygène

 

Oxigênio - Descrição geral e propriedades químicas

O oxigênio é um gás incolor, inodoro e insípido. É aproximadamente 1,1 vez mais pesado que o ar e é levemente solúvel em água e álcool. O oxigênio é um líquido de cor azul pálido, ligeiramente mais pesado que a água, quando submetido à pressão atmosférica ou temperaturas inferiores a -183ºC. Sozinho o oxigênio não é inflamável, mas ajuda na combustão. É altamente oxidante, reagindo fortemente quando em contato com materiais combustíveis, podendo provocar incêndio ou explosão. O oxigênio forma compostos com todos os gases, exceto com os gases nobres.

O oxigênio é o elemento mais comumente encontrado na Terra. Encontra-se em seu estado livre na atmosfera (cerca de 20,94% por volume) ou dissolvido em rios, lagos e oceanos.

 

Oxigênio - Produção

A produção industrial de oxigênio é feita por meio de um processo de destilação que retira o ar da atmosfera, que é então filtrado, comprimido e resfriado. Por meio destes processos são extraídos os teores de água, gases indesejados e impurezas. O ar purificado passa então por uma coluna onde são separados oxigênio, nitrogênio e argônio, no estado líquido.
 

Oxigênio - Folha de Dados de Segurança do Produto

Oxigênio (PDF, 254.0 Kb)
Oxigênio, Líquido Refrigerado (PDF, 254.0 Kb)

Oxigênio